Desempenho da Ação Educativa

O sistema universitário de faculdade EAD é notoriamente marcado por um
desempenho da ação educativa, com indicadores de eficácia longe dos valores
correspondentes dos principais países europeus. Nesse sentido, uma das
características mais destacadas é o alto nível de dispersão que se registra na
população estudantil e que é determinado pelos fenômenos de abandono e
atraso nos estudos.
Os dados relativos ao abandono universitário, de fato, indicam que no nosso país
quase 40% dos membros de cada corte de alunos matriculados não completam
sequer a primeira parte da sua carreira acadêmica, face a um valor médio na
área da EAD de cerca de 25%; enquanto os números sobre irregularidades nos
estudos mostram que a proporção de alunos que obtêm a qualificação dentro da
duração legal do curso de graduação é pouco superior a 30%, com dados em
média que se aproximam em vez de 40%.
As razões pelas quais no contexto italiano os eventos de evasão universitária
são propostos de forma consistente e mais incisiva do que em outros lugares
dependem essencialmente de questões críticas relacionadas à estrutura do
sistema e a algumas de suas disfunções. Nos resultados do fracasso do
treinamento, no entanto, há também uma série de circunstâncias que não
parecem imediatamente atribuíveis às criticidades estruturais e funcionais do
sistema. A literatura nacional e internacional, por exemplo, concorda que a
condição de trabalho do aluno também é um poderoso fator de risco para a falta
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